20 ago 2021

Saiba mais sobre a conectividade dos aparelhos auditivos

A conectividade traz muitos recursos de acessibilidade para o paciente. É possível configurar novas funções através do uso de acessórios e smartphones.

Você conhece a conectividade dos aparelhos auditivos? A tecnologia, presente nos aparelhos Audibel, possibilita o uso de vários recursos que aumentam a qualidade de vida do paciente.


Mas afinal, o que é essa conectividade?


A conectividade funciona através da frequência 2.4GHz, que possibilita a conexão entre dois aparelhos distantes. Basicamente, é a mesma tecnologia presente em mouses, teclados e diversos outros aparelhos sem fio que utilizamos no dia a dia.
Essa tecnologia foi implementada nos novos modelos de aparelhos auditivos, trazendo muitos recursos de acessibilidade para o paciente. A conexão é feita de forma direta, sem a necessidade de nenhuma interface para realizar a comunicação. De qualquer forma, existem aplicativos disponíveis em modelos de smartphone que podem auxiliar o processo.

Com quais acessórios o aparelho auditivo pode se conectar? Quais são seus usos?


TV Link:
Esse dispositivo, ao ser conectado com a TV, faz com que todos os sons emitidos sejam escutados diretamente no aparelho auditivo, como uma espécie de fone de ouvido. Esse recurso muda completamente a experiência de assistir televisão para o paciente, já que os sons saem sem atraso, com mais clareza e sem nenhuma interferência do ambiente.
Vale destacar que esse acessório também melhora muito a convivência familiar, que muitas vezes acaba prejudicada pela diferença de captação sonora do paciente e seus familiares.
O TV Link traz autonomia e liberdade para o paciente.

Phone Link:
Outro acessório interessante é o Phone Link. Ele funciona basicamente da mesma forma que o TV Link, mas, como o nome indica, é conectado com o celular. A conexão é feita através do bluetooth, evitando problemas de incompatibilidade entre aparelho auditivo e sistema do smartphone.
Com o acessório é possível escutar os sons do smartphone, como:

  • Ligações
  • Mensagens de áudio no WhatsApp
  • Notificações
  • Música
  • Sons de aplicativo
    Com ele, é possível escutar músicas durante a atividade física, resolvendo uma queixa comum na vida dos pacientes.

Audio Link:
Esse acessório vai funciona como se fosse um microfone, tornando a voz do comunicador mais limpa em situações barulhentas. Por exemplo:
Em uma sala de aula, o paciente pode ter dificuldades para escutar a aula pelo ruído causado por conversas entre outros alunos. Ao posicionar o Audio Link na mesa do professor, o paciente consegue escutar com clareza, direto dos aparelhos auditivos, a voz dele, sem que o som ambiente atrapalhe o entendimento.

Aplicativo:
Utilizado diretamente do celular, o app oferece diversas opções de programação para o aparelho auditivo, sendo possível adaptar seu uso para diferentes situações:

  • Em um ambiente muito ruidoso, é possível utilizar o botão rápido de redução de ruído. Em outra situação, onde é preciso de mais clareza para escutar alguém, o paciente pode ativar o botão rápido de clareza na fala.
  • Existem várias pré-configurações pensadas para o cotidiano do paciente. O modo restaurante, por exemplo, possui opções idealizadas para o uso dos aparelhos nesse tipo de estabelecimento.
  • É possível modificar o volume geral e individual do aparelho auditivo, ajustar a frequência sonora e aumentar ou diminuir a captação de áudio.

Função extra – GPS:
É comum que o paciente acabe esquecendo onde deixou seus aparelhos auditivos antes de tomar banho ou ir à piscina, por exemplo. Com a função GPS, esse problema acaba, sendo possível localizar o aparelho através da tela de celular.
Ou seja, perder o aparelho é coisa do passado!

Ficou interessado? Marque uma consulta.


Essas são só algumas das funções disponíveis no aparelho auditivo da Audibel. Pode parecer complicado, mas todas as interações de conectividade são muito fáceis e intuitivas.
Para ter acesso a todas as informações e recursos, consulte um fonoaudiólogo e melhore já a sua qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ter interesse

Audibel: 1º empresa privada a patrocinar a 24ª edição das Surdolimpíadas

Temos o prazer de anunciar: a Audibel é a primeira empresa privada a patrocinar a 24ª edição das Surdolimpíadas, que acontecerá no Brasil em 2022. Esse é um momento histórico, no qual, pela primeira vez, um país latino-americano vai sediar o evento! ​ ​Os jogos acontecerão de 01 a 15 de maio, na cidade de Caxias do Sul (RS), contando com a capacidade de aproximadamente 15.000 espectadores. Além disso, as competições serão transmitidas de forma online, com livre acesso em todo o mundo.​ Todas as 21 modalidades esportivas contarão com intérpretes de Libras e da Língua Internacional de[...]