Inteligência Artificial nos Aparelhos Auditivos

A inteligência artificial (IA) vem transformando todas as áreas da tecnologia, o que nos leva a pergunta: Como a inteligência artificial impacta nos aparelhos auditivos?

Tradicionalmente utilizados somente com o objetivo de amplificar sons, esses dispositivos evoluíram significativamente, incorporando algoritmos inteligentes a fim de oferecer uma experiência auditiva mais natural, personalizada, eficiente e integrada ao mundo digital para os usuários.

A IA em aparelhos auditivos utiliza é baseada no uso de algoritmos aprendizagem avançada de máquina para processar e interpretar sons em tempo real. Isso permite que os dispositivos analisem, separem e filtrem os ruídos de fundo, adaptem automaticamente o volume e até reconheçam os padrões auditivos dos ambientes. Isso significa que, ao invés de o usuário precisar ajustar manualmente o volume ou mudar as configurações, o próprio aparelho entende o contexto acústico no qual está inserido e se adapta automaticamente a ele. Isso é ser muito inteligente!

A presença da IA também contribui para a melhora na qualidade cognitiva e de vida de pessoas com perda auditiva, especialmente em situações sociais desafiadoras, como ambientes ruidosos ou reuniões com muitas pessoas. Ao melhorar a clareza da fala, favorecendo a redução do esforço de escuta, esses dispositivos ajudam a combater o isolamento social e a fadiga mental.

Por último, e não menos importante, a IA permite que o dispositivo seja personalizado com base nas necessidades e preferências individuais do usuário. Criando uma experiência mais assertiva e personalizada.

Dentre as funcionalidades, estão:
  • Reconhecimento dos tipos de sons: Diferencia vozes, ruídos, músicas e etc.
  • Ajustes Automáticos: O dispositivo adapta suas configurações de acordo com o ambiente.
  • Cancelamento de Ruído: Reduz interferências de ruídos indesejados, aprimorando a clareza e compreensão da fala.
  • Conectividade com Smartphones: Permite controle e ajustes via aplicativos.

Em resumo, a aplicação da inteligência artificial nos aparelhos auditivos representa um avanço significativo no cuidado com a saúde auditiva. Mais do que apenas “ouvir melhor”, esses dispositivos estão permitindo que os usuários interajam com o mundo de maneira mais natural, integrada e inteligente.

Agende uma avaliação auditiva gratuita e experimente o futuro da audição com a inteligência artificial nos aparelhos auditivos Audibel.

Autora: Fga. Jennifer Alves Sousa | Revisão: Fga. Amanda Giorgetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ter interesse

Segredos para ouvidos saudáveis – Saiba como proteger sua audição

Imagine um mundo em que você não consiga ouvir a sua música preferida, o riso dos amigos, o som das ondas do mar. Assustador, não é mesmo? Pois é, proteger[...]

A audição na vida familiar e social

Ao longo da história humana, a comunicação sempre desempenhou um papel fundamental na nossa formação social. A linguagem permitiu que nossos ancestrais compartilhassem informações e à medida que as sociedades[...]

Conheça as doenças que podem afetar a audição

O ouvido é um órgão complexo e dividido em três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. Além de detectar, amplificar e transmitir sons, exerce função muito importante de[...]