Como a audição impacta na sua vida

Sabe-se que a audição é fundamental para a comunicação e a aquisição da linguagem e que a perda auditiva pode ter um impacto negativo na qualidade de vida, causando isolamento social, depressão, ansiedade e etc.
Até 2050, a Organização Mundial da Saúde projeta que quase 2,5 bilhões de pessoas sofrerão perda auditiva, com mais de 700 milhões precisando de reabilitação.
Saiba quais são e como identificar os primeiros sintomas da perda auditiva:
- Pedir frequentemente para os outros repetirem o que falaram.
- Ter dificuldade para entender conversas ou distinguir a fala principalmente em ambientes ruidosos.
- Ter a sensação de que os outros estão falando de forma pouco clara e baixa.
- Aumentar o volume dos dispositivos como TV, Rádio, celular e etc.
- Começar a sentir zumbidos ou zunidos persistentes nos ouvidos; entre outros.
Sempre que alguns desses sinais forem percebidos, é importante a avaliação do médico Otorrinolaringologista e a consulta a um Fonoaudiólogo.
A perda auditiva não tratada traz diversos prejuízos para a saúde e qualidade de vida, dentre eles:
- Dificuldade em participar plenamente de atividades sociais e culturais, o que pode levar ao isolamento e afetar a saúde mental/cognitiva.
- Aumento em 42% no risco de desenvolver demência em idosos.
- Estresse emocional devido a desafios na comunicação e na adaptação a ambientes auditivos, além do estigma social e falta de compreensão por parte de outras pessoas.
- Dificuldade na comunicação verbal, especialmente em ambientes ruidosos.
- Dependência de técnicas de comunicação alternativas, como a leitura labial por exemplo.
- Chance 3 vezes maior de quedas do que pessoas com audição normal.
- Desafios no acesso a informações auditivas durante a educação, o que pode impactar o desempenho acadêmico.
- Algumas profissões podem ter requisitos específicos de audição, o que pode limitar as opções de carreira. Além da possibilidade de desafios na busca de emprego devido a estigmas associados à surdez.
- Desafios em acessar informações auditivas, como em filmes, programas de televisão ou eventos ao vivo sem legendas.
- Pode haver tensões nas relações pessoais devido a dificuldades de comunicação.
É importante destacar que, embora a deficiência auditiva possa apresentar desafios, muitas pessoas com deficiência auditiva levam vidas plenas e bem-sucedidas, especialmente com conscientização e tratamentos adequados.
O avanço na tecnologia, como implantes cocleares e aparelhos auditivos avançados, tem contribuído significativamente para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas com deficiência auditiva.
Os aparelhos auditivos podem ajudar a desacelerar o processo de declínio cognitivo ao melhorar o acesso aos sons, permitindo que o cérebro correlacione o que uma pessoa ouve. Pesquisas mostraram que usar aparelhos auditivos por três anos pode desacelerar a perda de pensamento e memória em 48% em adultos mais velhos com risco aumentado de declínio cognitivo, o que tem efeitos positivos em sua capacidade de ser socialmente ativo.
Sabendo que cada paciente é único, utilizamos tecnologia de ponta e um programa de atendimento personalizados para fornecer o melhor resultado auditivo possível.
Entre em contato com uma de nossas unidades hoje mesmo para saber mais e dar o primeiro passo.
Autora: Fga. Jennifer Alves Sousa | Revisão: Fga. Caroline Serra
Fontes: Lin FR, Albert M. Hearing loss and dementia. Who is listening? Aging Ment Health. 2014 | Site US News & world report – 2012 | Site https://brasil.un.org/
excelente