19 fev 2024

Cuidado dos Aparelhos Auditivos no Verão

Você sabia que para aproveitar o verão de forma segura, os usuários de aparelhos auditivos precisam ter cuidados especiais com os seus aparelhos?

Aqui está um guia atualizado sobre como cuidar de seus aparelhos auditivos, garantindo que você aproveite ao máximo o verão sem descuidar da sua audição.
Confira quais são esses cuidados:

  • Não molhe e/ou tome banho com os aparelhos auditivos

Atualmente, a maioria dos modelos de aparelhos auditivos contam com certificação de resistência à água. Porém, isso não quer dizer que eles podem ser submetidos a banhos de chuveiro ou de imersão como em piscinas ou mar. Pois além da água, existem outros riscos potenciais envolvidos, no chuveiro por exemplo, há a utilização de shampoo e outros produtos com composição química que podem danificar o aparelho. Da mesma forma, na praia, a maresia e água salgada podem oxidar o aparelho auditivo. E em relação à piscina existe o cloro na água, que também é prejudicial.

Vale destacar que não há contraindicação em estar no ambiente da piscina ou mesmo ir à praia usando os seus aparelhos auditivos desde que não vá se molhar. Então aproveite!

  • Atenção ao suor

O suor excessivo, pode se infiltrar no aparelho auditivo e danificar as peças, oxidando-as pela umidade.
Uma alternativa indicada é o uso do desumidificador para aparelhos auditivos, que pode ser encontrado na versão elétrica ou sílica em gel. Vale destacar que principalmente em ambientes de praia e piscina, é necessária uma maior eficiência na desumidificação do aparelho e por isso a indicação do uso da versão elétrica nesses casos.

Ao realizar a desumidificação de maneira adequada, você evita que o funcionamento do aparelho seja prejudicado, pois além da umidade, também são removidas possíveis bactérias que estejam presentes no aparelho auditivo por meio da limpeza UV.

  • Proteja os aparelhos auditivos da exposição solar extrema

Para preservar o funcionamento dos seus aparelhos auditivos, procure mantê-los longe do calor pois a exposição prolongada à luz solar direta e a altas temperaturas pode danificar seus aparelhos auditivos, por essa razão sempre que não estiverem em uso, guarde-os em local fresco e seco.
Você também deve se atentar para nunca os deixar em lugares onde exista exposição solar ou altas temperaturas, por exemplo, dentro de um carro quente ou sob luz solar direta por longos períodos e/ou saunas. Aproveite mais essa dica valiosa!

  • Xô, otite!

Os aparelhos auditivos precisam estar em dia e suas orelhas também! No verão é muito comum a incidência de otites. Esse tipo de inflamação no canal auditivo tem como causa, na maioria dos casos, os germes e fungos presentes na água. Por isso é fundamental secar bem o canal auditivo regularmente, apenas com a ponta de uma toalha macia, e se identificar sintomas, procurar um otorrinolaringologista para tratamento adequado.

Fique atento!

  • Atente-se a bateria do seu aparelho auditivo

Com mais tempo ao ar livre ou viajando, é importante que você tenha um cuidado extra com o tempo de duração da bateria do seu aparelho auditivo. Em casos de aparelhos recarregáveis, certifique-se de levar seu carregador sempre com você. Verifique com seu fonoaudiólogo(a) a possibilidade de ter um carregador portátil para facilitar esses momentos. E em casos de aparelhos com baterias, lembre-se de carregar uma cartela extra sempre com você.
Dessa maneira, seja na estrada, na praia ou fazendo um piquenique, você nunca terá que se preocupar em ficar sem bateria.

  • Limpe e faça a manutenção regular dos seus aparelhos auditivos

Uma boa limpeza é essencial quando se trata de aparelhos auditivos. Isso porque, o excesso de cerume interfere no bom funcionamento do aparelho auditivo e pode ocasionar a diminuição da amplificação do som no aparelho.

As atividades de verão podem expor seus aparelhos auditivos à sujeira, suor e areia. A limpeza e manutenção regulares ajudarão a manter seus dispositivos funcionando perfeitamente. Consulte o seu fonoaudiólogo(a) para ter as orientações corretas sobre as melhores práticas e formas de limpeza para seus aparelhos auditivos.

  • Mantenha seu aparelho em local seguro

Ao retirar seus aparelhos auditivos para entrar no mar ou na piscina, por exemplo, redobre a atenção para evitar os acidentes. Recomendamos que você escolha locais bem iluminados e tenha em mãos a embalagem original que é o melhor lugar para guardar seus aparelhos.


Seguindo essas dicas, você poderá proteger seus aparelhos auditivos e aproveitar ao máximo os meses de verão. Lembre-se de agendar o seu acompanhamento regular com seu fonoaudiólogo para garantir que seus aparelhos auditivos continuem com o melhor desempenho.

Agende agora mesmo um atendimento, a Audibel está aqui para ajudar.

https://www.audibel.com.br/agende-uma-consulta.asp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ter interesse

Você conhece o Programa de Atendimento Audibel?

Na Audibel chamamos de “Programa de Atendimento” o protocolo clínico pelo qual todo paciente passa na jornada que se inicia a partir do momento que você decide cuidar da sua[...]

A importância do check-up auditivo e os cuidados com a audição

No início do ano é comum que as pessoas procurem os médicos para realizar um check-up médico para avaliar a saúde de forma geral. No entanto, nem sempre os exames[...]

NOVEMBRO LARANJA – Campanha de Conscientização sobre o Zumbido, Misofonia e Hiperacusia.

A Campanha Novembro Laranja teve início em 2006, coordenada pelo Instituto Ganz Sanchez e tem como objetivo orientar a população sobre zumbido, misofonia e hiperacusia. Muitas vezes ainda ouvimos frases[...]