Trocando meu aparelho auditivo, qual o momento certo?
Assim como ocorre com outros tipos de dispositivos eletrônicos, os aparelhos auditivos também têm um tempo de vida útil que precisa ser observado para que a eficiência não fique comprometida. E como saber quando esse momento chegou?
Vem com a gente que nessa edição do blog vamos conhecer mais sobre quando há necessidade de trocar o aparelho auditivo e os principais sinais que indicam quando ele precisa ser substituído.
Os aparelhos auditivos duram, em média, de 4 a 5 anos, porém isso depende de vários fatores, tais como cuidados do usuário, modelo do aparelho, entre outros. Entretanto, mesmo seguindo todas as recomendações sobre o uso, limpeza e manutenção, chega uma hora em que o aparelho auditivo precisa ser trocado.
Além do desgaste natural, também há necessidade de troca para uma readequação do aparelho auditivo por conta de uma possível evolução do grau da perda auditiva. E por essa razão, é muito importante manter um acompanhamento fonoaudiológico para monitorar e avaliar a evolução do grau da perda auditiva.
Em casos de piora, o Fonoaudiólogo é o profissional habilitado para responder se o aparelho auditivo conta com uma reserva de potência e, nesse caso, ajustá-los por meio do software de programação.
Porém, em casos em que a dificuldade no entendimento ou compreensão da fala, mesmo após estes ajustes persiste ou, em casos de impossibilidade de ajuste da potência do aparelho, é necessário realizar uma nova avaliação auditiva. Desta forma consegue-se avaliar se há a necessidade de uma nova indicação de aparelho auditivo para que as novas necessidades auditivas do paciente sejam atendidas.
Além de casos de troca para readequação às necessidades auditivas, o desgaste natural do aparelho também é um sinal de alerta para troca e pode ser percebido por alguns sinais. Entre eles:
- Constantes manutenções
Em geral, os problemas que levam os aparelhos auditivos ao conserto são provocados por sujeira, oleosidade da pele e cera no canal auditivo, que podem bloquear os receptores e microfones.
Entretanto, quando o dispositivo começa a necessitar de manutenções em um curto espaço de tempo, é um indicativo de desgaste dos componentes. E nestes casos, além de prejudicar a qualidade da audição, o custo da grande quantidade de consertos destes aparelhos pode deixá-lo mais caro do que um produto novo.
- Aparelho com som fraco
Normalmente quando a audição piora e o volume fica insuficiente, é possível resolver o problema com apenas um pequeno ajuste no software do aparelho auditivo. Entretanto, isso também pode ser um sinal de agravamento da perda auditiva. Por isso a importância do acompanhamento periódico com o Fonoaudiólogo.
Dessa forma, se identificado que o paciente escuta, mas não entende, mesmo ajustando o volume, pode ser indicativo da necessidade da troca do aparelho por outro modelo com mais recursos e potência de amplificação.
- Tecnologia ultrapassada
Após algum tempo de uso, as necessidades e a demanda auditiva podem se alterar. Nestes casos, se o paciente sentir que o aparelho não atende integralmente às suas necessidades auditivas mais, é importante fazer uma reavaliação com o fonoaudiólogo.
Cada vez mais, os aparelhos auditivos contam com novos e avançados recursos tecnológicos que ajudam muito na melhora da qualidade sonora e, consequentemente, na qualidade de vida do paciente, proporcionando sons mais nítidos, mais próximos aos naturais, bem como conforto e praticidade.
- Alterações nos sons do aparelho
Muitas vezes, o aparelho auditivo apresenta sinais que devem ser percebidos como alertas de mau funcionamento e/ou comprometimento de algum componente. São sinais de alerta: escuta de ruídos, distorção nos sons e piora da qualidade auditiva.
Caso o paciente perceba algum desses sinais, deve procurar auxílio do seu Fonoaudiólogo.
Como vimos, o aparelho auditivo dá sinais sobre a necessidade de ser substituído, sendo muito importante ficar atento a esses indicativos para garantir a qualidade de vida dos pacientes com perda auditiva.
Caso seu aparelho auditivo esteja apresentando sinais de que precisa ser trocado, entre em contato com a unidade Audibel mais próxima de você. Temos uma equipe especializada pronta para te atender!
Consulte a unidade mais próxima aqui: Audibel Aparelhos Auditivos | Nossas Unidades
Autora: Fga. Jennifer Alves Sousa | Revisão: Fga.Ms Sandra Braga
Deixe um comentário