Um ou dois aparelhos?

No momento da adaptação dos aparelhos auditivos é comum que surja a dúvida, “Devo usar aparelho auditivo em uma ou nas duas orelhas?”.

Vale então destacar que a adaptação bilateral proporciona a você muitas vantagens em comparação a adaptação unilateral, pois o uso de dois aparelhos permite uma audição mais próxima de quem não tem perda auditiva, elevando assim a satisfação dos usuários com a adaptação.

Imagine como você enxergaria caso usasse óculos com apenas uma lente? O mundo ao redor estaria fora de foco! Esta sensação pode ser comparada ao uso unilateral, em casos em que há perda auditiva em ambos os lados.

Confira aqui algumas vantagens da adaptação bilateral:

MELHOR QUALIDADE DE AUDIÇÃO COM MENOR ESFORÇO

O sistema auditivo humano utiliza de diversas habilidades auditivas e cognitivas para captar e decodificar os sons, dentre elas está a habilidade de “fechamento auditivo” que necessita da captação de som através das duas orelhas.

Por essa razão, o uso de dois aparelhos auditivos proporciona melhor qualidade sonora, facilitando a compreensão dos sons da fala. Além disso, a escuta se torna mais confortável pelo fato de não sobrecarregar uma só orelha.

MELHOR HABILIDADE DE LOCALIZAÇÃO SONORA

A habilidade auditiva de “localização sonora” é a habilidade responsável por detectar de onde vem o som e depende diretamente do bom funcionamento e equilíbrio auditivo entre as duas orelhas. Esta habilidade é importante para sabermos de qual lado alguém está falando conosco e para localizar sinais de perigo, como um veículo se aproximando.

A falta de estimulação auditiva faz com que o cérebro perca algumas de suas habilidades de processamento da informação sonora. Quanto mais cedo você decidir usar o aparelho nas duas orelhas, maiores serão as chances de prevenir a atrofia do sistema auditivo e deterioração da habilidade de compreensão de fala na orelha sem aparelho.

MELHOR DESEMPENHO NO RUÍDO

Ouvir em ambientes ruidosos é difícil para qualquer pessoa, para alguém com perda auditiva é ainda pior, isso porque o cérebro necessita de informações das duas orelhas para poder separar os sons importantes do ruído de forma efetiva. O uso bilateral melhora a compreensão da fala inclusive em grupos, pois ajuda a centralizar a audição e a concentração na conversação do seu interesse.


Agora que você já sabe a importância de usar aparelhos auditivos em ambos os lados em casos de perda auditiva bilateral, corre e agende uma visita na unidade Audibel mais próxima de você e faça um teste gratuito.

Autora: Fga. Jennifer Alves Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ter interesse

Trocando meu aparelho auditivo, qual o momento certo?

Assim como ocorre com outros tipos de dispositivos eletrônicos, os aparelhos auditivos também têm um tempo de vida útil que precisa ser observado para que a eficiência não fique comprometida.[...]

Tecnologia associada ao uso do aparelho auditivo

Atualmente vivemos uma era extremamente tecnológica e de rápidos avanços digitais. As empresas de smartphones e computadores, por exemplo, produzem um modelo mais novo, melhor e mais rápido quase que[...]

Dicas para se adaptar ao aparelho auditivo

Assim como adquirir um novo hábito, pode ser difícil se acostumar e aprender a usar um aparelho auditivo, especialmente se for sua primeira vez usando um. No entanto, a dificuldade[...]

Tags: