A importância do check-up auditivo e os cuidados com a audição
No início do ano é comum que as pessoas procurem os médicos para realizar um check-up médico para avaliar a saúde de forma geral. No entanto, nem sempre os exames auditivos estão na lista. Mas é necessário conscientizar as pessoas para a realização desses exames.
Além disso, com o retorno às aulas, é muito importante que os pais fiquem atentos à qualidade da audição das crianças. Isso porque os problemas de aprendizagem podem estar relacionados à perda auditiva. Por exemplo, muitas crianças apresentam dificuldades na fase de alfabetização porque não conseguem escutar o que o professor diz. Em muitos casos os pais não costumam notar que a causa do problema pode ser a perda auditiva e frequentemente confundem com déficit de atenção, falta de concentração ou, ainda, desinteresse pelos estudos.
De acordo com o Dr. Fabrizio Romano, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), o check-up é uma medida de precaução para identificar possíveis problemas. “O exame de rotina é um procedimento preventivo, quando o paciente não possui queixa e nenhuma doença aparente”, explica.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em estudo realizado em julho de 2021, 70,6 milhões dos mais de 211 milhões de brasileiros não fazem o check-up anualmente. Esse dado acende um alerta, pois as avaliações preventivas podem impedir o surgimento ou avanço de diversas doenças inicialmente “silenciosas” ou pouco sintomáticas. É o caso de rolha de cera, otites crônicas, entre outras.
O check-up pode prevenir perdas auditivas, principalmente no público infantil, idosos e pessoas que são expostas a barulhos altos.
Em crianças, o primeiro exame logo ao nascer, um procedimento chamado de teste da orelhinha. Trata-se de uma triagem auditiva que analisa a resposta do bebê diante de estímulos sonoros emitidos por um equipamento. Em sequência, na fase escolar é muito importante que as crianças realizem um check-up auditivo anualmente, pois é por meio da avaliação audiométrica, exame que mede a capacidade de uma pessoa ouvir diferentes tons e frequências, que conseguimos identificar se a criança apresenta algum tipo de deficiência na audição. E em caso de alteração, fornece o tipo e o grau de perda auditiva, informações que são fundamentais para determinar o tratamento mais indicado.
No caso de pessoas expostas a sons intensos, deve-se fazer uma consulta anualmente para identificar se os ruídos causaram algum impacto na audição ou em algum outro aspecto da saúde, como distúrbios de sono e estresse.
Além disso, os exames preventivos também incluem os idosos, visto que o envelhecimento é fator de risco para algumas doenças. Com o avanço da idade, alguns problemas começam a aparecer, desde a perda auditiva propriamente dita, zumbido, tontura etc.
Logo, o teste auditivo em uma consulta de check-up tem a função de diagnosticar problemas como estes citados e indicar o melhor tratamento, de modo a preservar a qualidade de vida independente da faixa etária.
Agende já a sua consulta em uma das nossas unidades Audibel e venha cuidar da sua audição por meio do check-up auditivo. Cuide de quem mais importa para você, você mesmo!
Fontes:
Deixe um comentário